terça-feira, 28 de agosto de 2012

alberto martins

                                                                                         
NUMA EXPOSIÇÃO DE RODCHENKO (1891-1956)                                                                                                                     




                                                                                                                           
Quando vejo as fotos de Rodchenko
dos primeiros tempos da Revolução
                                          descubro
                                          nos corpos
                                          nas caras
                                          nas ruas
grandes quantidades de energia   o poeta
era equivalente a uma torre de eletricidade
uma corrente de transmissão trilhos de aço
cortando a estepe 

mesmo a expressão feroz
do retrato de Maiakóvski
deve muito ao ar de época:
ar de quem está à frente
no campo de combate

Naquelas fotos a descoberta do mundo
era simultânea à descoberta da forma:
qualquer arruela ou parafuso era fruto
do trabalho comum  e o trabalho comum
uma alegria de todos

Mas que faz um fotógrafo
quando a matéria de seu trabalho
se transforma de forma irremediável?

Nas fotos do último Rodchenko
não sei ao certo o que seu olho está buscando
Parece haver mais graça na lona fora de foco
do circo do que nas acrobacias
da foca e do palhaço

De algum modo ele entendeu
que as coisas haviam chegado
a esse ponto  

                                         
                     ALBERTO MARTINS                          


* fotos de rodchenko: vladimir maiakóvski (1924);
vladimir durov com leão marinho (1940)

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