quarta-feira, 11 de abril de 2012

         
pequeno pequeno pequeno
Mas já forceja de sol a sol o sísifo interior, das coisas ajuntadas e dividas por desrazão, em categorias. Taxônomo pré-mirim, compila selos sem ter selos e borboletas sem borboletas. Chora, para, sorri. Talvez seja o maior, e o menor, colecionador de coisas invisíveis em todo o universo. Leiloou na imaginação e sai adquirindo: marafonas que falam, trapos de nuvem, armas para a guerra aos irmãos, namoradas das folhas de revistas, monstros de césio, roupas ideais das matinês de carnavais, ave-marias aos domingos, cães de montaria, cantigas de dormir, desaforos, ouro do nariz, frieiras e verrugas, formigas e apocalipses, trevos estrelas urtigas, lençóis floridos, bichos sob a cama, pedras de rios que não passaram, buracos de fechadura.
                                                               
Coleciona os dias, um maior que o outro, um mais novo que o outro, mais bonito.
                                              
A mãe chama para o jantar. Ele não vai. Não pode perder a conta de seu tesouro. A mesada foi toda gasta em bala-chiclete e, mastigando, trabalha o raciocínio: “Um dia vai valer uma fortuna. Vou trocar por um baú de moedas. Vou enterrar numa ilha deserta. Vou fazer um mapa”. Não atina com a possibilidade de perder, mais do que os álbuns da coleção, perdidos em si, o ânimo de colecionar impossibilidades.
                                         
Certamente vale muito, certamente só dá pra isso: os olhinhos acesos no rosto do homem e uma saudade que atravessa a rua.

(pássaro ruim, 2009)

Um comentário:

  1. Olá, Rodrigo. meu nome é Daniel Zanella, edito um jornal de literatura em Curitiba chamado Relevo, de distribuição mensal. Cheguei até o seu blogue através do Ricardo Pozzo, que está me auxiliando no contato com os autores paranaenses. Gostaria de saber se você topa republicar este trecho de seu livro na edição de maio do jornal. Um grande abraço.
    Ah, o e-mail do jornal é jornalrelevo@gmail.com. De repente, te passo mais uns detalhes por lá. Até

    ResponderExcluir